Ludoteca do Bom Pastor


O apoio inicial a este projecto, foi organizado pela Equipa Oriflame - Cosmética & Beleza, que organizou um lanche de Páscoa para as crianças que frequentam a Ludoteca. Agora, retomamos o apoio através da Equipa Oriflame Solidária!


Aqui fica a apresentação do trabalho desenvolvido na Ludoteca do Bom Pastor, no Alto do Lumiar em Lisboa:

OBJECTIVOS

GERAIS
Promover as competências pessoais e sociais em crianças, jovens e adultos
Fomentar as redes de vizinhança, proporcionando um sentimento de pertença comunitário identitário
Sensibilizar os moradores para as questões ambientais, no que respeita ao lixo e resíduos sólidos

ESPECÍFICOS

Promover o desenvolvimento integrado da criança, nomeadamente afectivo, social e cultural
Incentivar a participação dos pais no acompanhamento dos percursos afectivos, educativos e sociais dos seus filhos
Estimular as relações interpessoais, partilha e solidariedade entre vizinhos, consolidando a coesão social
Promover a responsabilidade dos membros da comunidade para a preservação do ambiente e agir localmente
Construção de um atelier de material reciclado a partir de resíduos do lixo doméstico
Fomentar o envolvimento dos residentes, líderes da comunidade como agentes mobilizadores da intervenção comunitária.

O Projecto da Ludoteca

O projecto “TECER”, surge na sequência do trabalho desenvolvido pela comunidade das Irmãs da Congregação deNossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, mais conhecidas por “Irmãs do BomPastor”. A sua implantação remota ao ano de 1990 no Bairro da ex-Quinta Grande. E foi após o realojamento em 2003, que surgiu a Ludoteca do Bom Pastor.

O estar com as pessoas, o viver com elas, sentindo de perto as suas alegrias e dificuldades, desafia-nos cada vez mais a uma intervenção mais abrangente e mais aprofundada. Conscientes de que os grandes agentes de mudança são as próprias pessoas, o projecto “Tecer” foi dirigido não só às crianças, mas também aos pais e à própria comunidade. Neste entrelaçar de ‘fios’ tão diferenciados e difíceis de agarrar, houve sempre o intuito de fazer promoção, de estreitar relações, de tecer os fios (tantas vezes tão descontínuos!), para juntos fazermos caminho e construir uma bela peça de pequenas obras-primas.

A síntese que iremos apresentar, será uma amostra do trabalho que tentámos realizar no dia-a-dia, cientes de que no trabalho social, as pequenas mudanças, não se contabilizam matematicamente, nem se reflectem num curto espaço de tempo… mas como é o sonho que comanda a vida, e esta experiência tem-nos levado a prolongar este sonho.

CARACTERIZAÇÃO DO PROJECTO "TECER"

O projecto “TECER” surge na sequência do trabalho desenvolvido pelas Irmãs do Bom Pastor no Bairro da Quinta Grande desde o início dos anos 90. Após o realojamento, a partir de 2003 surge a Ludoteca Bom Pastor de presença carismática, com intervenção comunitária, acções de formação e apoio lúdico-pedagógico às crianças e aos adultos com os cursos de formação profissional. A realização deste projecto possibilitou “tecer” novos objectivos, alargando o seu período de funcionamento e a diversificação/adequação de respostas.

A Ludoteca Bom Pastor, manteve as portas abertas durante todo o ano.
No decorrer do ano lectivo, contamos com o apoio dos jovens estudantes do Colégio S. João de Brito, para o apoio escolar e em informática para adultos. Os CD’s da escola virtual possibilitaram uma maior motivação para a aprendizagem. Para além das actividades escolares, têm sido desenvolvidas as artes plásticas, a fotografia, a música, jogos tradicionais, a expressão corporal, os jogos de computador e a play-station.



 Enquanto parceiros no Projecto “O meu bairro, a minha cara”, num esforço conjunto de tornarmos o nosso espaço mais limpo e agradável, tentámos mobilizar as crianças e os adultos com o nosso contributo efectivo, no terreno, em trabalho de proximidade, não só removendo grafites, pintando, limpando os  espaços livres  e as caleiras das árvores.


A realização da “Festa do Vizinho” para que fosse de facto a festa de vizinhos, tentámos em parceria com a Associação TDK – Grupo Informal de jovens do próprio bairro - mobilizar os vizinhos, para que pudéssemos ter um dia de encontro festivo, mas sem custos acrescidos.
Colaborámos com a Junta de Freguesia da Charneca na celebração do Dia Mundial da Criança, participando em várias reuniões trabalho.

O Grupo ‘Estrelinhas da Charneca’ também marcou presença com uma actuação.

Celebrámos o Dia Mundial do Ambiente, com a colaboração dos “Voluntários Com Asas”, onde se procurou mobilizar sobretudo os mais novos e os jovens, para a recolha e separação dos resíduos sólidos, a reutilização de alguns materiais e a realização de jogos com materiais recicláveis. Foram cedidos para o nosso espaço ecopontos. Procedeu-se à pintura de algumas grades. Neste evento associaram-se as Raízes, os TDK e um grupo de escoteiros lobitos - da paróquia da Charneca.
Realizámos em Agosto em parceria com a “Raízes”, uma recolha de lixo selectivo. Efectuaram-se dois Workshops, no âmbito da parceria com o Projecto Reciclagem Criativa – Juntos Vamos Reciclar”, em que a partir de resíduos sólidos num se construíram aviões e na outro criaram-se diversas dinâmicas.

Participámos na Festa da Interculturalidade, enquanto membro convidado do Conselho Municipal para a Interculturalidade e a Cidadania. Estivemos presentes com um stand de divulgação e de venda, e através da actuação de palco de três grupos de jovens, dois de dança e um de música. Contámos com a colaboração dos TDK.

Os TDK- Grupo Informal de Jovens  dinamizam aos sábados à tarde as actividades com as crianças e quando a meteorologia o permite, fazem actividades e jogos ao ar livre. Desde Setembro que este mesmo grupo assegura a abertura do espaço à noite, duas vezes por semana.

No período de férias em que a maioria das crianças não têm qualquer ocupação, organizámos conjuntamente com o ICDI e o grupo de mães ‘A União faz a Força’, várias actividades: jogos, visitas, passeios, idas à piscina, atelier de costura, desenho e pintura. No encerramento das actividades, realizamos um jantar convívio, onde estiveram também presentes os familiares. Para além de um certificado de participação, houve a apresentação de fotografias projectadas, sobre as diversas actividades que se desenvolveram.  

Tendo em conta a importância de uma maior interacção pais-filhos, procurámos estar disponíveis para um acompanhamento individualizado das famílias, sobretudo aquelas com que trabalhamos mais directamente. A partir de Agosto, e com o apoio de uma psicóloga, temos feito reuniões quinzenais, com carácter informal. Estes são momentos em que as mães partilham as suas preocupações e experiências, com o intuito de uma ajuda mútua.

A partir da necessidade concreta de uma família, que frequenta o nosso espaço e após contacto efectuado com uma técnica do IRS, iniciámos a nossa colaboração para concretizar as medidas de trabalho comunitário.

Em colaboração com a Raízes e o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, organizámos uma reunião de moradores ao ar livre. Esta, teve como objectivo tentar compreender a necessidade ou não, de propormos às entidades competentes, a viabilidade da cedência do espaço subterrâneo dos prédios (garagem), para as acções comunitárias.

Cooperámos desde o início (20 de Setembro) com o Projecto ATL da Associação de Moradores ex-Quinta Grande, Rua José Cardoso Pires, participando em algumas reuniões e disponibilizando um monitor das 18.30 às 20 horas. Dada a experiência adquirida na Ludoteca do Bom Pastor, foi importante no momento de arranque apoiar a Associação, sobretudo no apoio às crianças.

Realizámos dois jantares “Os Amigos da Ludoteca”, onde: a escolha da ementa; o trazer a maior parte dos ingredientes; a confecção; o pôr a mesa… a lavagem da loiça, foi feita com a colaboração das crianças.

Efectuámos o Magusto, com um jantar, em que a ementa foi cachupa e as tradicionais castanhas assadas e cozidas. Foi confeccionado com ajuda dos encarregados de educação, onde estiveram presentes crianças e familiares.

No mês de Dezembro, a Revista Time Out, fez uma referência ao apostolado das Irmãs do Bom Pastor, com a indicação da morada da comunidade da Alta. Em consequência houve uma maior oferta, sobretudo de brinquedos, mas também de outros artigos, o que possibilitou uma maior partilha com a comunidade.

Na véspera do final do ano, com o grupo TDK, fizémos um jantar com as crianças e os jovens. Apresentou-se um prato português e outro africano: cachupa e bacalhau à Brás, gelatina, mousse de manga, confeccionados pelos encarregados de educação e os jovens. Houve também a distribuição aos mais novos de um cabaz de Natal, contendo jogos e géneros alimentares, que nos tinha sido oferecido.

Com a colaboração do grupo de “Voluntários com Asas” iniciámos o apoio de alfabetização a adultos.

Realizámos a venda solidária, com artigos que nos tinham sido oferecidos e que foram vendidos a preços simbólicos de 1 euro e de cinquenta cêntimos. Os artigos artesanais, a preço um pouco mais elevado, por terem sido construídos pelas crianças e com a colaboração de uma ou outra encarregada de educação.

Continuámos apostar na aquisição de equipamentos: Cd’s da Escola virtual, mesa de ping-pong, câmara de filmar, exaustor, mesas e cadeiras, quadro, instalação em rede da internet e tv cabo;  tentando potencializar o espaço, para que possa ser  cada vez mais dinâmico e dar respostas às necessidades sentidas.